sexta-feira, 23 de abril de 2010

Fé. Escrevi essa palavra inúmeras vezes antes de começar esse texto, talvez por achar que a insistência trouxesse algo pronto à mente, ou por acreditar piamente que o exercício repetido de tê-las em meus dedos a acentuaria pra mim. Fé. Com todas essas promessas anuais eu resolvi fazer uma que realmente valesse à pena: aumentar minha fé. Esqueci-me, porém, que não sei como, nunca ouvi alguém dizer: ei, pacotes de fé embalados à vácuo, 3 por 2. Seria tão mais fácil. A questão é que prometi, aliás, apenas desejei que esse fosse um dos inúmeros desvios de rota pra minha vida, ou, quem sabe, retorno à rota original.
Esse meu ceticismo na vida tornou tudo mais cansativo. Hoje, mais do que nunca, sei que “não adianta ir com muita luta e pouca fé” e não o contrário. Mas me pergunto: por que é tão simples pra maioria das pessoas, parece tão verdadeiro, dócil e ingênuo, por que não posso ter, não posso permitir que inunde minha vida e que eu não precise de respostas pra tudo, precise apenas acreditar ? É horrível, logo pra mim, que sei todos os contos de fadas, quase todos os personagens de desenhos - conheço a magia, mas não a sinto. Ei, eu fui falsa ? Eu repasso, eu dôo, mas não sinto. Pode existir ? Eu sinto em parte, mas eu não quero partes, quero algo integral, algo que vá fundo e diga: é isso, pronto, ou então: não, não quero viver assim. Mas eu já sei a resposta antecipada, eu trapaceio antes de experimentar meu próprio jogo recém-criado. Não tenho porque se tiver um pouco não vou voltar atrás. Sempre achei que a certeza era para aqueles que não amavam o bastante, e eu queria amar – o bastante. Vejo que a certeza absoluta, essa sim, é para aqueles que amam o bastante. Mesmo que a possibilidade que você esteja certo seja remota, que a sua certeza seja de fada-dos-dentes visitando seu travesseiro. Ame sua intuição. Arrisque-se, por favor. Bastante esclarecedor.

Obs: Essa fé que falei não foi sobre religião, embora acredite que um aumento substancial na mesma sempre é bem-vindo.

2 comentários:

  1. menina , mas você escreve esplendorosamente bem !

    ResponderExcluir
  2. Provavelmente quem é religioso e tem tanta fé que algo bom vai acontecer no final das contas, deve viver melhor..
    Sempre pensei sobre as pessoas conseguirem simplificar tudo, ou pelo menos aparentarem. O pior mesmo é que o tempo passando deixa tudo mais simples..

    ResponderExcluir