quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Às pessoas maravilhosas que ainda não conheci

As aparências enganam. Sim, é com esse clichê que, hoje, inicio meu texto. Clichê, mas não deixa de ser verdadeiro. Quem nunca julgou um livro pela capa que atire a primeira pedra. E o mais angustiante é saber que na maioria das vezes preferimos esperar menos do desconhecido. Um péssimo hábito. Quando conhecemos alguém e passamos a gostar dessa pessoa , temos ótimas expectativas, fazemos planos, definimos cada passo que será dado, cada decisão tomada, e sempre esperamos o melhor. Quando não conhecemos, e, de imediato alguma característica negativa – ao nosso ver - nos chama a atenção, passamos a moldar mentalmente todos os supostos defeitos dessa pessoa, pendendo sempre pro pior. A verdade é que não suportamos a idéia do misterioso ser bom. Não suportamos saber da existência de alguém maravilhoso e não termos tido o conhecimento prévio. Delimitamos as barreiras e escolhemos as fraquezas que achamos combinar com aquele rosto, tomando todo o cuidado para não exagerar no maniqueísmo, e se for preciso exagerar, sempre pro pior. Mas aí, por uma faceta do destino, um acaso, conhecemos essa pessoa, e passamos a idolatrá-la, e nos recriminar por termos sido tão severos e criteriosos na definição, nos sentimos péssimos por àquela tola idéia, e juramos que nunca mais se repetirá – até a próxima esquina. Vai ver que isso é do ser humano mesmo, rotular, expor e impor opiniões infundadas pelo fato de acharmos. De simplesmente acharmos.

2 comentários:

  1. Há! Dois erros graves.
    Acabei de atirar uma pedra virtual EM VOCÊ! Não julgo nada pela capa, nem pessoas em nada, geralmente eu julgo sem ver mesmo. Não vi, não gostei. Facilita muito as coisas.
    Idolatrar? Eu li você falando, ou nesse caso escrevendo, que há uma chance de idolatrar alguém? Ha! A única pessoa que deve ser idolatrada por nós mesmo é nós mesmo... E eu nesse caso.
    Seria legal idolatrar alguém né? Mas a maioria das pessoas merecem no máximo uma cuspida no olho... No esquerdo por favor.
    A única verdade, a verdade verdadeira inegavelmente incontestável é que Oscar Peterson era muuuuuuito bom.
    Espere, espere, deixa eu colocar aqui... Ta suntandu?

    ResponderExcluir
  2. Nossa. já aconteceu tanto isso comigo !
    pessoas que eu pensava ser insuportavel, acabou se tornando meus melhores amigos; de verdade!

    e é surpreendente quando começamos a conhecer aquela pessoa que julgamos anteriormente e vimos que estamos errado !

    beijos :*

    ResponderExcluir